top of page

Como fazer a higienização de cozinhas industriais?

As cozinhas industriais recebem diariamente um grande volume de sujeira e gordura. Sendo assim, manter a limpeza do local garante o desempenho adequado dos equipamentos, conformidade com a regulamentação e, principalmente, torna o processo de trabalho mais organizado e otimizado.


Pensando nisso, hoje falaremos um pouco mais sobre como você pode fazer uma higienização de cozinhas industriais mais eficiente, alguns pontos para se atentar e algumas dicas de ouro que vão fazer toda a diferença na hora de você realizar essa tarefa tão importante para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!



Cuidados específicos para áreas críticas


Quando falamos em limpeza de cozinhas industriais, não podemos comparar o processo com o mesmo das cozinhas domésticas, já que tanto os materiais como o rigor de limpeza são bem mais complexos.


Como já comentamos, uma cozinha industrial trabalha para uma demanda muito maior de pessoas, aumentando assim o acúmulo de resíduos e, é claro, a necessidade de limpeza.


Sendo assim, existem alguns cuidados para se seguir com o processo de limpeza, seja em relação aos produtos utilizados ou a forma de se realizar o serviço. Confira mais sobre eles abaixo!


Lavando utensílios


Eles precisam ser lavados com água corrente, sabão e esponja; entretanto, a esponja deve ser trocada regularmente, já que ali há grande acúmulo de bactérias.


Ponto de atenção: Mesmo após essa lavagem minuciosa, é recomendado que - por precaução - os utensílios sejam mergulhados em água fervente, para assim atingir uma limpeza completa.


Desinfetando as superfícies


Equipamentos e locais como fogões, bancadas, pias e o chão devem seguir uma limpeza ainda mais rigorosa e forte, já que o intuito é eliminar os microorganismos causadores de doenças.


Ponto de atenção: Não utilize o produto levianamente, fique sempre atento às diluições e concentrações específicas presentes na embalagem.


Além de seguir os cuidados descritos acima, existem certas etapas da higienização das cozinhas industriais que - ao serem utilizadas - podem auxiliar ainda mais no alcance de um resultado satisfatório. Veja abaixo:



Etapas da higienização de cozinhas industriais


Você pode até não perceber, mas até mesmo quando você realiza uma limpeza em sua residência, você segue um padrão de como fazer esse processo acontecer. Com a higienização das cozinhas industriais isso não seria diferente.


Sendo assim, para evitar a contaminação de áreas já limpas e otimizar o processo de limpeza, existem 3 fases que garantem o sucesso do serviço. Prossiga com a leitura e conheça cada uma delas!


Limpeza geral


A primeira fase é baseada na remoção de resíduos e sujeiras maiores do local, ou seja, tirar o lixo, jogar fora restos de comida e, por fim, tirar o pó. Além de utilizar produtos químicos, aqui ainda é possível usar também itens mecânicos ou térmicos como, por exemplo, aspiradores.


Descontaminação


Aqui nós alcançamos o que comentamos anteriormente dos cuidados específicos, já que é o momento de continuação da limpeza geral, só que agora mais aprofundada.


Nesta fase utilizamos produtos de limpeza para a retirada de agentes biológicos e químicos, agentes que eventualmente poderiam trazer prejuízos para a saúde e, principalmente, para os alimentos.



Desinfecção/Sanitização


Agora entramos na última e mais importante fase, que também pode ser uma das mais perigosas.


Neste momento, há o manuseio de produtos específicos que precisam ser utilizados com equipamentos de segurança. Tais produtos são responsáveis por matar as bactérias restantes, finalizando assim o processo de limpeza e permitindo que o local esteja livre para uso.



Pré-requisitos para uma higienização eficiente de cozinhas industriais


Agora que já estamos quase chegando ao fim e você já está mais familiarizado com o processo de limpeza, chegou a hora de garantir que você terá tudo o que precisa para prosseguir com suas necessidades da higienização de cozinhas industriais.


Então, tenha em mente que você irá precisar de:


  • Um local que disponibilize água corrente de fácil acesso;

  • Sabão e esponja (que deverá ser trocada após o uso);

  • Panos para a limpeza de superfícies e para a limpeza do chão;

  • Vassoura, esfregão e rodo (para usar conforme a necessidade);

  • Desinfetante e outros produtos de limpeza;

  • Aspirador de pó e demais itens mecânicos/eletrônicos (para serem utilizados - ou não - conforme a necessidade).



Dicas para manter a segurança dos alimentos


Tomar extremo cuidado na higienização de sua cozinha industrial só resolve parte do problema, pois ainda precisamos considerar a proteção dos alimentos.


Mas para isso, algumas dicas simples podem dar um jeito na questão, desde que alinhadas com a limpeza constante do local. Confira quais são elas a seguir!


  1. Mantenha os alimentos em locais limpos e arejados;

  2. Evite o contato com a luz solar, principalmente diretamente;

  3. Garanta que os equipamentos necessários para armazenamento estejam em boas condições de uso;

  4. Ao receber os alimentos procure por problemas nas embalagens e realize a higienização dos mesmos;

  5. Sempre verifique a data de validade dos produtos;

  6. Não deixe os produtos perto de objetos cortantes ou que emanam calor.



Conheça mais sobre Clorin PM FOOD TABS e como ele pode ajudar na sua cozinha industrial!


Durante todo o texto, nós falamos sobre a limpeza de superfícies, utensílios, equipamentos e até mesmo sobre a limpeza de alimentos; pensando assim pode até parecer impossível realizar essa missão com poucos produtos, certo?


Pois bem, o CLORIN PM FOOD TABS chegou para mudar essa realidade!


Ele é um produto desenvolvido para a correta e segura higienização profissional de verduras, frutas e legumes, além de superfícies, utensílios e equipamentos em restaurantes, cozinhas industriais, indústrias alimentícias e afins.

Ele previne seus clientes e funcionários das doenças transmitidas por alimentos, causadas pela ingestão de refeições contaminadas por bactérias e vírus testados, evitando que problemas do tipo coloquem em risco o sucesso e a reputação de sua empresa.

Ou seja, tudo o que você precisa para manter sua limpeza industrial em dia! Acesse o nosso site e conheça agora mesmo o CLORIN PM FOOD TABS da Clorin.


59 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page