top of page

Como limpar caixa d’água passo a passo

Você sabia que o reservatório onde a água é armazenada pode contaminar o líquido e causar inclusive problemas de saúde?


Pois é, se a caixa d’água não estiver limpa, o acúmulo de sujidades pode gerar contaminação.


A limpeza deve ser feita de forma periódica. Por isso, preparamos esse conteúdo, com o passo a passo de como limpar a caixa d’água de forma simples e segura.



Primeiro os preparativos


Reserve todos os itens necessários para a limpeza


Para começar, reserve todos os itens que você vai precisar para fazer a limpeza. Panos, baldes, luvas e escova são os produtos necessários.


Interrompa o fornecimento de água


Com tudo pronto é hora de bloquear o fornecimento da água para o reservatório. Então, mantenha o registro fechado ou prenda a boia do reservatório.


Comece a esvaziar a caixa


Para que seja possível fazer a limpeza, é preciso uma quantidade pequena de água, cerca de 1 palmo. Então, após fechar o registro, você precisa utilizar a água do reservatório. Aproveite para realizar determinadas tarefas que precisem de água, mas sempre evitando o desperdício.


Hora da limpeza


Feche a saída de água


Para começar a faxina, você precisa fechar a saída de água. A partir desse momento, o fornecimento será interrompido em sua residência ou empresa. Esse ponto é super importante para evitar que a sujeira e os produtos utilizados na limpeza passem pelos canos e cheguem até as torneiras.


Comece a limpeza


Quando você tiver cerca de um palmo de água dentro da caixa, é momento de começar a limpeza.


Com uma escova, esfregue o fundo e a lateral do reservatório. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos


Esvazie a caixa


Depois da limpeza realizada, é hora de retirar do reservatório toda a água restante. Use o balde e os panos para isso.



Últimos passos


Etapa de sanitização


Quando a caixa/cisterna estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione a pastilha de Clorin 1.000 (esta proporção é para 1.000 litros); Realize a desinfecção do reservatório e aguarde cerca de duas horas para sua desinfecção total.


Abra novamente as saídas


Abra as saídas, para que a água passe pelos canos e mantenha torneiras abertas para eliminar a água e desinfetar todas as tubulações da casa. Você também pode utilizar a água para descargas nos banheiros da casa ou empresa.


Encha a caixa novamente.


Anote a data da limpeza do lado de fora e finalmente abra a entrada de água. Não esqueça de tratar a nova água armazenada com a linha de tratamento Clorin de 500, 1000 ou 10.000, de acordo com a capacidade de seu reservatório.



Cuidados importantes


A limpeza da caixa d’água e demais reservatórios deve ser realizada em intervalos de seis meses, aproximadamente. E o tratamento com as pastilhas Clorin deve ser feito periodicamente, conforme instruções de uso.


Sempre mantenha o reservatório de água bem tampado, para evitar a entrada de sujeiras do ambiente externo, insetos e pequenos animais como ratos. Além disso, manter a caixa lacrada e a água tratada são essenciais para evitar o surgimento de mosquitos da dengue, que se proliferam na água parada.



Agora que você já sabe o passo a passo de como limpar a caixa d’água, separe os materiais e execute a limpeza. Não esqueça de adquirir os produtos Clorin para contribuir na garantia de uma água de qualidade.


10.365 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page