top of page

Desinfecção de redes de fast-food: como fazer da melhor forma

Atualizado: 7 de jun. de 2023



Você sabe como fazer desinfecção de redes de fast-food? Entende a importância de garantir a segurança dos alimentos?


Se você não sabe como fazer esse processo corretamente ou precisa de dicas para melhorar as práticas de manuseio de alimentos, esse artigo é para você!


Nos últimos anos, o Brasil apresentou um aumento significativo de restaurantes tipo fast food, segundo dados da ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.


Para você ter uma ideia, na última década antes da pandemia do coronavírus, o food service apresentou um crescimento de cerca de 11% ao ano, sendo responsável por 33,1% das vendas da indústria de alimentos no mercado interno


Vem com a gente e confira a importância da desinfecção de redes de fast-food.



Qual a importância de fazer a desinfecção de alimentos?


A desinfecção de redes de fast-food, assim como em qualquer outro tipo de estabelecimento que comercializa alimentos, é essencial para garantir o controle sanitário, principalmente, a segurança e qualidade dos alimentos produzidos.


Ao conhecer esses processos, você evita perdas financeiras por conta da contaminação de produtos e também permite que os alimentos produzidos no seu fast-food sejam oferecidos livres de contaminações.


Sem contar que a desinfecção de redes de fast-food, e a higiene dos alimentos possibilita também que o produto tenha uma vida útil mais prolongada, evitando, assim, o desperdício de alimentos.



Como garantir a desinfecção de redes fast-food?


Para fazer a desinfecção de redes fast-food, é preciso ficar atento a uma série de aspectos e práticas essenciais para essa atividade. Confira quais são elas:


Limpeza das mãos


O primeiro passo para garantir a desinfecção de redes fast-food, sem dúvida, é uma correta lavagem de mãos, impedindo que organismos externos ingressem para a cozinha ou que transfiram agentes de contaminação de um alimento para outro ou entre utensílios e equipamentos.



Limpeza de superfícies, espaços e utensílios


Para fazer a desinfecção de redes fast-food, é preciso de uma atenção especial com as superfícies da sua cozinha, além dos utensílios usados para a produção dos alimentos.


Isso porque, os microrganismos estão presentes em bancadas, pias, louças, recipientes e tábuas de corte. Dessa maneira, é importante que a limpeza desses locais seja feita de maneira constante para, assim, evitar que a contaminação chegue aos alimentos.


Portanto, faça a higienização adequada de mercadorias embaladas, lave bem copos, talheres, louças e demais utensílios que serão lavados manualmente ou inseridos na máquina lava-louça industrial.


Para que esse processo de limpeza seja feito de forma eficiente, crie uma rotina de higienização antes e após o trabalho e tenha um cronograma de limpeza, que deve ser diário, para limpezas do dia a dia, e semanal para uma higienização mais profunda.


Cuidado com o armazenamento dos alimentos e a higienização desses espaços. Não esqueça de utilizar utensílios separados para alimentos crus e cozidos. Se não for possível, faça o processo de desinfecção após cada uso.



Realize treinamentos periódicos


Outro cuidado para garantir a desinfecção de redes fast-food é ter colaboradores bem treinados e com conhecimentos sobre as boas práticas de higienização e limpeza de alimentos e espaços.


Sendo assim, o ideal é promover com regularidade treinamentos sobre os processos de limpeza que devem ser executados na rotina das cozinhas, para que nada passe despercebido no preparo dos alimentos.


Tenha também protocolos de cuidados definidos e escritos em um manual, por exemplo. Crie ainda uma rotina de monitoramento das atividades e supervisão constante do dia a dia do seu restaurante.



Utilize produtos de desinfecção


Você já usa produtos para fazer a desinfecção de redes de fast food? Saiba que, hoje em dia, há muitas soluções com ótimo custo benefício para fazer a higienização de alimentos hortifrutícolas, utensílios e superfícies em indústrias alimentícias e restaurantes.


A melhor opção do mercado é o Clorin PM FOOD TABS, que é testado e aprovado com a garantia de eliminação de 99,99% do microrganismo presente nos alimentos. Esse produto auxilia na prevenção da saúde dos clientes e também dos funcionários do seu fast food.


E o melhor é que o ​Clorin PM FOOD TABS é desenvolvido para a correta e segura higienização profissional de verduras, frutas e legumes, além de superfícies, utensílios e equipamentos de pré e pós-mix em restaurantes, redes de fast food, cozinhas industriais, indústrias alimentícias, etc.


Ou seja, um único produto pode ser usado de diferentes formas, agilizando os processos da sua cozinha, além de gerar economia para o seu negócio.


Uma das grandes vantagens dessa solução é que ela previne doenças transmitidas por alimentos, causadas pela ingestão de refeições contaminadas por microrganismos evitando que problemas coloquem em risco o sucesso e a reputação de sua empresa.


Para a sua segurança, ​o ​Clorin PM FOOD TABS conta com certificação para sanitização de alimentos orgânicos com o Selo IBD, além de não precisar fazer medição, já que as pastilhas são pré-dosadas e efervescentes.


Sem contar que ele é prático e econômico, pois dispensa o enxágue após a higienização dos alimentos. E não precisa ficar receoso quanto o sabor e o odor nos alimentos, pois ele não altera nenhuma característica.



Conclusão


Agora que você já sabe como fazer desinfecção de redes de fast food, chegou a hora de implementar uma rotina de segurança alimentar na sua cozinha.


Se você quer evitar a contaminação de alimentos e ambiente, leve em consideração as nossas dicas e invista em um produto de desinfecção eficiente.


Não deixe de conhecer o Clorin PM FOOD TABS da Clorin, uma empresa com mais de cinco décadas de experiência. A Clorin é uma empresa que preocupa-se com o bem-estar e saúde das pessoas em diversos ambientes.


Um dos principais diferenciais dos produtos Clorin é sua formulação, que tem como base o Dicloro-S-Triazinetrione de Sódio, um componente orgânico de forte ação germicida aprovado pela Organização Mundial da Saúde.


Além disso, os produtos Clorin são aprovados com o selo IBD (maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina).


Acesse o nosso site e conheça agora mesmo o Clorin PM FOOD TABS da Clorin.


45 visualizações0 comentário
bottom of page