O comportamento do consumidor mudou, sua empresa está preparada? Entenda como isso pode significar boas oportunidades para seu negócio.
Os últimos anos trouxeram muitas mudanças no comportamento do consumidor. A pandemia acelerou a digitalização das empresas, impulsionou os e-commerces, fez crescer a preocupação com saúde e bem-estar, mudou a forma de consumo e tem impactos que vão perdurar por muitos anos.
Diante de um cenário como esse, é normal que surjam as dúvidas e os desafios: como crescer? Como vender mais? Como se manter relevante? Apesar de todos esses questionamentos, esse período conturbado também trouxe muitas oportunidades.
E é sobre isso que falamos nesse conteúdo. Continue a leitura e entenda como o novo comportamento do consumidor pode trazer benefícios para o seu negócio.
Digital no meio da jornada de compra
Quando você precisa comprar determinado produto - seja uma peça de roupa, um celular ou um carro, qual é o processo que você faz? Normalmente, usamos a internet para conhecer as opções de compra, verificar características técnicas e, claro, buscar o melhor custo-benefício.
Agora: você sabia que existem mais de 150 milhões de usuários de internet no Brasil? Ou seja: a internet está presente na jornada de compra de boa parte dos consumidores.
Isso não significa necessariamente que as compras serão realizadas online - apesar do boom do e-commerce. Mas sim que a internet tem feito parte do caminho, e pode contribuir para a tomada de decisões.
Se a sua empresa possui um site ou um perfil nas redes sociais, pode aproveitar esse comportamento, mesmo que comercialize os produtos em loja física. Afinal, os consumidores podem buscar informações sobre algum produto em seu perfil do Instagram ou página da web, entende?
Mais interesse em alimentação saudável
Também é relevante o aumento nas buscas por alimentação saudável, o que inclui tanto as formas de preparar a própria comida em casa, como locais que forneçam uma alimentação mais equilibrada.
Aumentou o interesse em saber mais sobre o processo de produção dos alimentos. Bem como a busca por formas de manter o alimento conservado corretamente, longe de microrganismos.
No mesmo sentido, pode-se observar também preocupações referentes à qualidade da água consumida e dos produtos adquiridos nos supermercados, de forma geral. Alimentação vegetariana e vegana também ganham força e fazem com que cresça o interesse por produtos naturais.
Maior preocupação com saúde e qualidade de vida
Outro ponto importante sobre o novo comportamento do consumidor é a preocupação crescente com qualidade de vida e saúde. Impulsionada pela pandemia, essa mudança tende a ser permanente.
O cuidado com a saúde pode reunir a prática de atividades físicas, check-ups anuais, acompanhamento médico, cuidados com a saúde mental, mudanças na rotina de trabalho e muito mais.
E representa boas oportunidades para empresas do ramo, de forma ampla. Afinal, qualidade de vida inclui desde o acesso à educação e saúde, até mesmo a cultura e esportes.
Preocupação com experiência de compra e posicionamento das empresas
Para além das compras online e da preocupação com a saúde, também é notável uma busca por boas experiências de compra. As pessoas não desejam apenas adquirir um produto, mas sim resolver um problema ou uma dificuldade. Ganha pontos a empresa que melhor entender as necessidades do consumidor.
Além disso, também é crescente a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Com isso, outro fator muitas vezes avaliado pelos consumidores é o posicionamento ambiental das empresas.
De forma geral, podemos dizer que os últimos anos trouxeram muitas mudanças, que tem se firmado com o passar do tempo. O comportamento do consumidor está mudando rapidamente e é muito importante acompanhar esses processos.
Desta forma, sua empresa consegue se adaptar a aproveitar as oportunidades que surgem, independentemente do ramo de atuação.
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