top of page

Quais os perigos da água contaminada na indústria de bebidas?

Se você atua na indústria de bebidas, provavelmente, sabe a importância de garantir a qualidade da água na produção e nos processos de limpeza, não é mesmo? A água contaminada na indústria de bebidas pode gerar muitos perigos para a saúde dos consumidores, além de comprometer a qualidade do produto final.


Mas você sabe quais são os reais perigos da água contaminada e o que a sua empresa precisa fazer para evitar esse tipo de contaminação? Vem com a gente e saiba tudo sobre esse assunto!



Qual a importância da água para a indústria de bebidas?


A água é um dos componentes mais importantes para qualquer indústria, principalmente, para o setor de bebidas, já que esse líquido é usado para as produções, sendo considerado, inclusive, uma das mais importantes matérias-primas para esse tipo de empresa.


Além disso, ela também é essencial para as mais diversas finalidades, como processos de lavagem, higienização e limpeza de maquinários, equipamentos e utensílios, além de ser usada na esterilização ou até mesmo para a geração de energia.


Sendo assim, a água precisa passar por processos rígidos de qualidade para que ela não prejudique os processos produtivos, não comprometa o produto industrializado e também não afete negativamente a saúde dos seus consumidores.



Como ocorre a contaminação da água na indústria de bebidas?


De forma geral, a contaminação da água pode acontecer por meio de microrganismos, que podem ser os mais diversos, como vírus, bactérias e parasitas, além de produtos químicos, agrotóxicos, entre outros.


Os microrganismos mais comuns encontrados em água contaminada na indústria em geral são os bastonetes gram-negativos, os coliformes fecais e totais, os enterovírus e os cistos/oocistos de protozoários.



Como a qualidade da água impacta a indústria de bebidas?


Os perigos da água contaminada na indústria de bebidas são os mais variados; por isso, promover um controle de qualidade é imprescindível para garantir a segurança do produto desenvolvido pela sua empresa.


Somado a isso, se a qualidade da água não estiver dentro dos padrões recomendados pelos padrões e normas legais, ela pode se tornar um agente de contaminação que se espalha por todas as etapas produtivas e também para a bebida produzida.



Quais os perigos da água contaminada na indústria de bebidas?


A verdade é que há centenas de agentes contaminantes que podem estar presentes na água, como bactérias, parasitas e vírus, por exemplo, que podem disseminar doenças para as bebidas e, consequentemente, para o consumidor


Somado a isso, outros elementos também são considerados contaminantes, como o cálcio e o magnésio, que também influenciam na qualidade da água, gerando prejuízos em maquinários e utensílios.


Entre os principais perigos da água contaminada na indústria de bebidas estão uma série de doenças, como febre tifóide e paratifóide, disenteria bacilar, cólera, gastroenterites agudas e diarreia, que são transmitidas por bactérias, como salmonella typhi, shigella sp, vibrio cholerae, etc.


Além disso, a pessoa contaminada também pode contrair doenças, como hepatite A e E, poliomielite, gastroenterite aguda e crônica, que são transmitidas por diferentes vírus, como rotavírus, adenovírus, vírus da hepatite A e E, etc.


A contaminação pode acarretar ainda em disenteria amebiana e gastroenterites, provocadas por parasitas, como giárdia lamblina, entamoeba histolytica, etc.



O que é necessário para manter a qualidade da água na indústria de alimentos?


A água utilizada nos processos industriais deve seguir os padrões legais de potabilidade, tendo como referência às leis vigentes do setor.


Para isso, sua empresa deve criar um cronograma para o monitoramento e controle da qualidade da água usada em todas as etapas produtivas de fabricação por meio de análises que atestem a potabilidade da água utilizada.


Além disso, é preciso usar soluções de desinfecção de produtos, superfícies, maquinários e utensílios para eliminar qualquer tipo de contaminação que ainda possa permanecer nesses locais.



Quais as soluções para a indústria de alimentos?


Entre as soluções mais eficazes do mercado está o Clorin PM FOOD TABS, que é testado e aprovado com a garantia de eliminação de 99,99% do vírus presente nos alimentos.


Esse produto fabricado pela empresa Clorin auxilia na prevenção da saúde dos colaboradores da sua indústria e também dos seus consumidores.


O ​Clorin PM FOOD TABS é desenvolvido para a correta e segura higienização profissional de verduras, frutas e legumes, além de superfícies, utensílios e equipamentos de pré e pós-mix em restaurantes, cozinhas industriais, indústrias alimentícias e de bebidas, etc.


Uma das grandes vantagens dessa solução é que ela previne doenças transmitidas por alimentos, causadas pela ingestão de refeições contaminadas por bactérias e vírus, evitando que problemas coloquem em risco o sucesso e a reputação de sua empresa.


Para a sua segurança, ​o ​Clorin PM FOOD TABS conta com certificação para sanitização de alimentos orgânicos com o Selo IBD, além de não precisar fazer medição, já que as pastilhas são pré-dosadas e efervescentes.


Sem contar que ele é prático e econômico, pois dispensa o enxágue após a higienização dos alimentos. E não precisa ficar receoso quanto o sabor e o odor nos alimentos, pois ele não altera nenhuma característica.


Conclusão


Agora que você já conhece os perigos da água contaminada na indústria de bebidas, é preciso seguir os padrões legais e também criar rotinas de limpeza e higienização em todas as etapas produtivas da sua indústria.


Lembre-se também que o uso de soluções de descontaminação, como o Clorin PM FOOD TABS é uma ótima forma de reforçar ainda mais os seus processos de desinfecção.


Ele garante a eliminação de 99,99% do vírus presente nos alimentos, auxiliando na prevenção da saúde dos colaboradores da sua indústria e também dos seus consumidores.


Quer conhecer mais sobre essa solução da empresa Clorin? Então, entre em contato agora mesmo e conheça mais sobre o Clorin PM FOOD TABS, um desinfetante de produtos orgânicos de acordo com a lei brasileira nº. 10.831.


Uma solução prática e segura para desinfetar alimentos hortifrutícolas, utensílios e superfícies em indústrias alimentícias, restaurantes e indústrias em geral.



34 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page