top of page

Riscos e problemas legais ao usar água contaminada na indústria e outros estabelecimentos

Atualizado: 13 de mar. de 2023



O uso de água contaminada ou água imprópria para o consumo humano, na indústria ou outros estabelecimentos, gera uma série de problemas legais e sanitários. Entenda:


A água é indispensável para vida humana, animal e vegetal. Não podemos pensar em sobreviver sem este líquido precioso que serve para o consumo, higiene, para preparar produtos alimentícios, irrigação, produção industrial, e uma diversidade de outras funções.

Mas dentro destas utilidades, devemos lembrar de que o uso ou ingestão de água contaminada, pode causar inúmeros problemas de saúde. Ainda se comprovada irregularidade da qualidade da água, o responsável pode sofrer consequências e penalizações legais também. Existem muitas doenças relacionadas à água contaminada e que causam milhares de mortes em todo mundo e este perigo não está relacionado somente a lugares mais empobrecidos ou com falta saneamento básico. As substâncias que contaminam a água, podem estar até mesmo em locais onde aparentemente, você pensa estar a salvo deste tipo de problema, como um poço artesiano ou ainda uma fonte que molha os produtos que chegam à nossa mesa. Vamos entender um pouco mais sobre a contaminação da água e os problemas que você pode vir a sofrer, caso não cumpra algumas regras ou não utilize água potável nas suas atividades.

Doenças causadas pelo uso da água contaminada

Em 2023, uma situação emblemática virou notícia nacional. Florianópolis, a capital de Santa Catarina, famosa por suas belezas naturais, e que atrai milhares de visitantes ao longo do verão, registrou mais de três mil casos de doenças diarreicas agudas, causadas pelo Norovirus, que tem alto poder de transmissão e infecção. O vírus pode ser encontrado em alimentos ou água contaminados. Pelos dados divulgados, dezenas de famílias inteiras foram acometidas por este e outros vírus, através de piscinas, restaurantes, ambientes com grande circulação de pessoas, e até mesmo hotéis.

Outras doenças que também podem ser causadas por água contaminada:


👉Leptospirose;

👉Hepatite A;

👉Giardíase;

👉Esquistossomose.



Água de boa qualidade na indústria e estabelecimentos

Quando falamos em água potável para o uso ou ingestão, pensamos logo em restaurantes, cozinhas industriais, hotéis e outros estabelecimentos que preparam alimentos para o consumo humano. Mas a indústria também é uma das grandes consumidoras de água, chegando a 22% do consumo de água no mundo.


São diferentes "tipos de água" usados pela indústria: água potável, purificada, reagente ou ultrapurificada - e todas requerem ser de boa qualidade, pois impactam diretamente o produto industrializado e a saúde e bem-estar do consumidor final. Na indústria, a água é utilizada em diferentes etapas do processo, como na matéria prima para alimentos, cosméticos farmacêuticos, na preparação de soluções, limpeza, esterilização de ambientes e utensílios. Neste processo, a água utilizada precisa ser analisada por meio de controles microbiológicos para evitar a contaminação por microrganismos.



A legislação brasileira sobre a qualidade da água

O Ministério da Saúde, através da Portaria n° 2914/2011, (colocar link) orienta que a água que é usada no preparo de alimentos, higiene pessoal e farmacêutica, deve ser potável, com alto grau de pureza e sem contaminações. Esta mesma portaria define qual o índice aceitável de bactérias que utilizam os nutrientes orgânicos para crescer, as heterotróficas. A contagem de bactérias heterotróficas fornece informações sobre a qualidade bacteriológica da água de uma forma ampla.


Para as bactérias heterotróficas representarem risco à saúde, devem estar presentes em grande quantidade, aumentando a probabilidade de existirem bactérias patogênicas, que podem provocar infecções. Além disso, a presença dessas bactérias fora do limite recomendável, pode indicar eventuais falhas no sistema de cloração e falta de limpeza e higienização de reservatórios e caixas d’água, falta de higiene em tubulações ou em torneiras e bebedouros.

Em outra portaria, a de n° 518/2004, também do Ministério da Saúde, determina o limite aceitável de microrganismos, como os coliformes totais e termotolerantes. Da mesma forma, a RDC N° 274 de 22/09/2005 da Anvisa, fixa a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer a Água Mineral Natural, a Água Natural, a Água Adicionada de sais envasados e o Gelo para consumo humano. Esta mesma resolução delibera que as características físico-químicas e microbiológicas da água usada na indústria, devem atender aos limites estabelecidos pela legislação brasileira. Seguindo estas determinações, a realização das análises da qualidade de água usada na indústria e seu rígido controle de qualidade, são pontos fundamentais para a qualidade final do produto, segurança do cliente e credibilidade da empresa.

Tratamento da água: fundamental

É importante entender que para combater e ficar longe de várias doenças bem preocupantes que podem ser disseminadas pela água, é fundamental higienizar os utensílios, os alimentos, equipamentos e materiais usados em qualquer ambiente. Também é fundamental fazer a limpeza e o uso de produtos específicos para a desinfecção de caixas d'água e da rede de distribuição. Existem no mercado alguns produtos testados e aprovados, com a garantia de eliminar 99% dos vírus e bactérias presentes na água e nos alimentos, sendo fundamental para a prevenção da saúde de clientes e colaboradores. Alguns destes produtos, mais modernos e seguros, possuem base em um de derivado clorado orgânico, para tratamento microbicida de volumes específicos de água para fornecimento e utilização no consumo humano e animal. São encontrados geralmente em formato de pastilhas pré-dosadas e tratam a água diretamente em reservatório de água com várias capacidades de volume, como cisternas, caminhões pipa, torres e caixas d'água. Assegurando assim, a total desinfecção dos recipientes e tubulações. Também são indicados para as empresas especializadas no controle de pragas urbanas e para desinfecção de pisos, paredes e equipamentos em indústrias alimentícias ou que manipulam produtos de origem animal, como os abatedouros, já que não deixam resíduos tóxicos.


Conheça a Clorin

Somos uma empresa preocupada com o bem-estar e saúde das pessoas em diversos ambientes. Assumimos a missão de contribuir positivamente com a qualidade de vida da população, através de alimentos, água, superfícies e utensílios desinfetados com praticidade, eficácia e segurança. Tudo isso oferecido a partir de soluções inovadoras direcionadas tanto para o varejo, quanto para empresas e indústrias. Acesse nosso site e conheça nossos produtos. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre nossas ações e como nossos produtos ajudam a oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e colaboradores.



111 visualizações0 comentário
bottom of page